Foto e biografía:
https://elias--blanco-blogspot-com.translate.goog/
MAN CESPED
( Bolívia – Cochabamba )
Sucre 1874 – 1932
(CÉSPEDES ANZOLEAGA, Manuel) - Poeta e floricultor.
Desde jovem mudou-se para Cochabamba onde se dedicou ao cultivo de plantas decorativas em Colomi e Paratji. Foi membro do Partido Liberal e tornou-se deputado (1913); no início também se dedicava à mineração.
Yolanda Bedregal observou sobre o autor: "Um dos poucos seguidores do gênero difícil do poema em prosa. Grande espírito franciscano e animista ".
Juan Quirós, por sua vez, definiu: " O homem Césped está desiludido com os homens, que em vez de se voltarem para Deus, preferem viver em comunicação com a natureza. Seus olhos mal olham para o céu e sua aspiração suprema satisfaz muito pouco: tornar-se árvore . Por isso, na oração final, exclama assim: Mãe natureza: transforma-me em árvore".
A estudiosa Mercedes de Heredia refere-se oportunamente aos livros de poemas; Sobre os Símbolos Profanos , ele define: " O principal livro do Homem Césped, é a obra de um poeta pensativo, um filósofo da bondade e do amor humano. Nela retoma os temas que, por serem familiares e mínimos, foram, antes dele, desprezados por outros escritores de sua geração e do presente. Ele se comove com a palpitação da vida profunda de seres pequenos e fracos, o mistério encerrado na semente e na gota d'água, e também é seduzido e maravilhado por sua sábia arquitetura".
Sobre Sol e horizonte , o mesmo autor observa: " Uma coisa se percebe ao ler Sol e horizonte, a obra menor de Man Césped: que faltava ao autor um heroísmo mais sustentado, o heroísmo de Flaubert na escrivaninha, para forjar definitivamente seu estilo. Nas páginas desse tratado moral sem preceitos, dessas plásticas estimulantes, há pontos fracos que tornam a linguagem menos harmoniosa e dúctil".
Seu poema 'Irmão árvore', em sua primeira parte diz: "Altar da vida em que as abelhas dizem a massa da fecundação da flor. Castelo que cresce e depois do descanso de inverno, é limpo e rejuvenescido para esperar o retorno da rainha Abundancia e da princesa Alegría. / Arauto da primavera, que com o aparecimento de suas gemas marrons, anuncia o despertar da beleza para um ciclo de novos amores".
LIVROS
Poesia : Símbolos Profanos (1924); Sol e horizontes (1930).
Crônica : Viagem a Chimoré (1907).
Outros : Obras Completas (1973).
TEXTO EN ESPAÑOL - TEXTO EM PORTUGUÊS
BEDREGAL, Yolanda. Antología de la poesía boliviana. La Paz: Editorial Los Amigos del Libro, 1977. 627 p. 13,5x19 cm Ex. bibl. Antonio Miranda
DE MI COSECHA
El libro es un pan.
He aquí el que yo os ofrezco.
No es pan heroico de hornada homérica,
ni torta lírica de amasijo virgiliano.
Son panecillos del buen San Claus,
hechos de harina de trigo
espigados en los rastrojos de la vida,
y de masa salada con sal pura,
y cocida al rescoldo de la fogata,
de la que al raso hace su hogar el peregrino.
Pancillos de alma de niño,
profanos en lo que tienen de humano
y simbólicos en lo que son de amor.
Acaso os gusten.
A mí me parecen buenos
y realmente son muy blancos.
TEXTO EM PORTUGUÊS
Tradução: Antonio Miranda
DA MINHA COLHEITA
O livro é um pão.
Eis que aqui eu os ofereço.
Não é um pão heroico de cozimento homérico,
nem torta lírica de massa virgiliana.
São pãozinhos do bom San Claus,
feitos de farina de trigo
espigados nos restolhos da vida,
e de massa salgada com sal puro,
e cozida nas brasas de uma fogueira,
da que ao relento faz como seu lar o peregrino.
Pãozinhos de alma de menino,
profanos no que têm de humano
e simbólicos no que são de amor.
Acaso apreciem.
A mi resultam bons
e realmente são muito brancos.
*
VEJA E LEIA outros poetas da BOLÍVIA em nosso Portal:
http://www.antoniomiranda.com.br/Iberoamerica/bolivia/bolivia.html
Página publicada em setembro de 2022
|